Lá vamos nós a mais um post do nosso Projeto Rapunzel! É lógico que esse projeto é dedicado a quem busca crescimento capilar, mas esse post especificamente é de utilidade para todas (e todos, por que não?) que buscam uma recuperação dos fios, mesmo que sejam curtinhos.
Na verdade estamos tratando de 2 assuntos que tem uma finalidade em comum: restaurar o cabelo. A Reconstrução Capilar pode ser feita com qualquer máscara reconstrutora (explicada mais adiante), já o BOTOX CAPILAR trata-se de uma reconstrução mais profunda dos fios, é como se fosse uma queratinização melhorada.
Este é o primeiro ponto importante a ser tratado: NÃO, A QUERATINIZAÇÃO NÃO É UM ALISANTE, É UMA RESTAURAÇÃO. O alisamento proporcionado pela queratina é uma consequência da reposição de massa que ela fez nos seus fios, eles estão mais pesados e consistentes, por isso ficam ligeiramente mais lisos, mas como todo NÃO-ALISANTE, esse efeito não dura muito tempo no cabelo. Os efeitos de queratinizações/botox capilares excessivos eu expliquei bem detalhadamente no vídeo do Youtube, assim como todos os assuntos abordados neste post, por isso o vídeo ficou beeem longo. Este vídeo mostra também o passo a passo da aplicação do FIBERCEUTIC da L'OREAL, o famoso BOTOX CAPILAR.
Agora falando de reconstrução capilar: É um tratamento direcionado especialmente para os cabelos que sofreram danos causados por químicas (alisantes, tinturas, relaxamentos, etc.), calor excessivo (sol, secador, chapinha, babyliss) ou até mesmo por puro descuido. Aquele cabelo quebradiço, com frizz, sem consistência e, em casos extremos, com fios elásticos; estes são os cabelos que precisam de reposição, pois evidenciam grandes perdas estruturais. A reconstrução capilar não deve ser feita com tanta frequência quanto uma hidratação, por exemplo, pois o excesso de reposição pode deixar o cabelo extremamente duro a ponto de quebrá-lo.
As máscaras reconstrutoras não possuem a finalidade de deixar o cabelo macio, hidratado e com brilho, essas são características de outros produtos que eu vou falar para vocês mais adiante. No geral o cabelo fica pesado, alinhadinho (efeito "alisado") e as vezes um pouco durinho, mas esses efeitos negativos são revertidos com uma boa hidratação, sem neura! :D
Normalmente esse tipo de máscara é rica em componentes proteicos (já que o fio de cabelo é basicamente proteína), como queratina, creatina, colágeno, arginina e outros aminoácidos. Se rolar uma dúvida com relação aos ingredientes da máscara, é possível identificá-la por meio do efeito que ela dá no seu cabelo (se forem as características descritas acima, trata-se de uma reconstrutora).
Outra observação muito importante: quando se trata de reconstrução, respeitem sempre com rigor o tempo de ação do produto que vem indicado pelo fabricante nas instruções de uso do produto, o efeito de "excesso" de reconstrução não ocorre apenas pela frequência de reconstruções, mas também pela duração delas.
O restante da explicação eu deixei para vocês em vídeo, espero que vocês assistam mesmo sendo um vídeo assim tão longo, pois eu já comprei muita máscara errada para os meus cabelos, erros que teriam sido evitados se eu tivesse esse conhecimento antes. Espero de verdade que gostem e que tirem o máximo proveito desse material, divas! E é claro, VOLTEM AQUI PARA ME CONTAR A EXPERIÊNCIA DE VOCÊS, OK??
Curta a página do blog no Facebook: Divando com a Babi
Inscreva-se no Canal do YouTube: Babi Costa
Me siga aqui no blog
Me siga no Instagram: @babi.diva
Beijinhos da Babi
Nenhum comentário:
Postar um comentário